terça-feira, 20 de maio de 2014

A linguagem das flores, Vanessa Diffenbaugh

   Olá! E aí, como passaram a última semana? No Boteco cada post foi ainda melhor que o outro! Esse blog tá demais, né?

livro, A linguagem das flores, Vanessa Diffenbaugh, resenha

   Hoje vou falar sobre o livro "A linguagem das flores", escrito pela Vanessa Diffenbaugh e publicado no Brasil pela Editora Arqueiro.
   Victoria Jones, a personagem principal do livro, era órfã, passou por mais de 30 casas e abrigos para menores, conviveu com famílias e pessoas que a trataram mal e fizeram com que a garota passasse a odiar a humanidade.
   Aos 18 anos foi emancipada, não podia continuar morando no abrigo. Sem ter outra opção, Victoria foi morar na rua até conseguir um emprego numa floricultura. Graças ao seu grande talento com as flores, ela era capaz de criar arranjos que transmitissem exatamente os sentimentos que o comprador quisesse passar.
   Quando ela tinha 10 anos, idade em que estava na sua última chance de ser adotada antes de ser considerada inapta para adoção, foi mandada para a casa de Elizabeth. Uma mulher que lhe ensinou, entre outras coisas, sobre a linguagem das flores (criada na era vitoriana, onde o envio de flores e arranjos florais era usado para enviar mensagens codificadas, expressando sentimentos que de outra forma não poderiam ser ditos).
   Com Elizabeth, Victoria pensou que finalmente poderia ter uma casa de verdade, uma família, uma mãe. Só que Elizabeth não era perfeita, como ninguém é, ela tinha problemas, e Victoria tentou resolve-los do seu jeito. Isso criou uma grande confusão e fez com que a garota perdesse de vez suas esperanças de ter uma vida normal. Só o que restou foi uma grande mágoa e o conhecimento da linguagem das flores, coisas que ela continuou carregando e usando ao longo dos anos seguintes.
   "- É um pouco irônico, não acha? - indagou ele, olhando para as rosas à nossa volta. Estavam todas abertas e nenhuma era amarela. - Você estar obcecada com uma linguagem romântica, inventada para que amantes pudessem se comunicar, e usá-la para espalhar a hostilidade." (página 102)
   Um dia, enquanto fazia compras no mercado das flores com sua patroa, Victoria encontrou um rapaz que mexeu com seus sentimentos. Ele também parecia conhecer sua linguagem secreta e ela tinha a sensação de já o ter visto no passado.
   Esse encontro trouxe mudanças para sua vida e fez com que ela enfrentasse seus antigos fantasmas.
   Será que uma pessoa que passou por inúmeras dificuldades, nunca conheceu o amor e o afeto, que na única vez em que confiou em alguém saiu extremamente magoada, seria capaz de amar e dar afeto para alguém?
   A grande lição que fica do livro é que qualquer pessoa pode se tornar algo belo e também pode contribuir para que outras pessoas se tornem.
   "Talvez os indiferentes, os rejeitados, os mal-amados pudessem aprender a dar amor com tanta abundância quanto qualquer outra pessoa." (página 282)
   A narração é feita em primeira pessoa, o livro é dividido em 4 partes, no final tem um dicionário com os significado das flores de Victoria Jones.
   A capa é extremamente bonita, assim como todo o livro; as folhas são amareladas, o tamanho das letras e margens é bom.
   Recomento a leitura de "A linguagem das flores", um livro lindo e emocionante sobre a vida, o perdão, o amor e as flores.

   Detalhes: 282 páginas, ISBN: 9788580410174, Skoob. Onde comprar online: Americanas, Submarino.

   Estou sorteando um exemplar do livro em meu blog, quem quiser participar é só clicar aqui.

   Até semana que vem!

Maria (blogTwitterfanpage, G+Instagram).

5 comentários:

  1. Realmente esse blog está demais! Uma estória comovente e com certeza com boas lições de vida.

    O POETA E A MADRUGADA
    opoetaeamadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro! A sinopse e descrição me interessou muito, gosto de personagens neste estilo, e a narrativa deve ser linda. Vou procurar =)

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro ainda, mas parece ser muito bom!
    A vida nos mostra todos os dias boas lições !Temos que observar melhor tudo ao nosso redor.
    Boa dica!!!!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, boa noite! Vim para conhecer e colocar em minha listinha mais um livro indicado por você, amiga só a capa já diz muito,e adorei a pequena resenha. Obrigada por mais essa dica.
    Beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir