Certo dia, Sofia Amundsen voltava da escola e foi verificar a caixa de correspondências; para sua surpresa, havia uma carta para ela. Sem o nome do remetente e com apenas uma pergunta: quem era ela? Esse foi o começo de uma série de cartas e cartões postais que Sofia passou a receber alguns meses antes de fazer quinze anos.
Os cartões postais vinham do Líbano e Sofia deveria entregá-los para a filha de um major, uma garota chamada Hilde, mesmo ela não tendo a menor ideia de onde encontrá-la. Já as cartas eram enviadas por um professor de filosofia que decidiu dar um curso sobre essa matéria para Sofia.
O livro é um thriller psicológico, tem muito suspense e mistério, ficamos tentando descobrir qual a relação que Sofia tem com Hilde. A resposta para esta questão não me agradou muito, o final da história é bem surpreendente. É um livro para se ler aos poucos (se o leitor conseguir se segurar e não ficar muito ansioso para saber o final).
O que torna "O mundo de Sofia" especial é que, além da história de uma garota de quase quinze anos, ele é um verdadeiro curso de filosofia: dividido em partes e com linguagem fácil de ser compreendida. Através das conversas de Sofia e seu professor, é possível conhecer e entender as ideias e a história de muitos filósofos: desde Tales de Mileto (o primeiro filósofo de que temos notícia), passando por Sócrates, Platão e Aristóteles, até Freud. Super recomendado para quem quer entender um pouco mais de filosofia, seja por curiosidade ou até por necessidade escolar.
Alguns trechos:
(página 17)
"- Mas a vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante um tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rapidamente e inexplicavelmente quanto surgimos." (página 214)
Sobre a parte visual/gráfica: como vocês podem perceber nas fotos com os trechos, o tamanho da letra e das margens é bom. A edição que eu li é antiga, foi lançada uma nova com capa laranja.
Detalhes: 560 páginas, ISBN: 8571644756, Skoob. Clique aqui e leia um trecho do livro no site da editoro. Onde comprar online: Fnac, Americanas, Saraiva.
Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado do post. Quem aí já leu "O Mundo de Sofia"? O que achou?
Até semana que vem!
Ps.: tem resenha e sorteio do livro "A linguagem das flores" lá no meu blog, para participar é só clicar aqui.
Já li e gostei muito. Ainda teria o livro se não o tivesse emprestado rsrs.
ResponderExcluirO romance filosófico é bastante intrigante e esclarecedor.
Recomendo!
O POETA E A MADRUGADA
opoetaeamadrugada.blogspot.com
Adoro Jostein Gaarder, li "O Mundo de Sofia" já algumas vezes e é impressionante o tanto que se pode tirar da história. A maneira do escritor colocar a filosofia é instigante, sem parecer aquela coisa chata, é divertido, mas sem deixar de ser profundo. Gosto de outro livro dele "O Jogo do Curinga", é uma viagem muito agradável ao fantástico, cheia de metáforas e filosofia.
ResponderExcluirExiste um filme baseado no livro "O Mundo de Sofia", é bem arrastado e cansativo, mas vale a pena para os interessados no livro. Tem no Youtube dividido em duas partes de 1h30.
Show! :)
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas já ouvi vários comentários positivos a respeito!
ResponderExcluirCom certeza, deve ser muito bom.
http://www.elianedelacerda.com
Ainda não li esse livro, mas já ouvi vários comentários positivos a respeito!
ResponderExcluirCom certeza, deve ser muito bom.
BLOG DO PARCEIRO: http://josenidelima.blogspot.com.br/
ASSINA EM BAIXO SOBRE O COMENTÁRIO DE Elyane Lacerda, pois essa é uma escritora telentossíssima!!
Eu adorei.
ResponderExcluir