quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dicas de Filmes #Suspense

Selecionei cinco filmes cujo suspense está presente, cada um deles de uma forma diferente, mas todos excelentes, seja roteiro, desenvolvimento, clima, personagens, trilha sonora, cenário, enfim... Alguns são conhecidos, outros nem tanto, vale a pena dar uma conferida. 

Prisoners - Os Suspeitos - 2013 - EUA
Em Boston, um pai de família deve lidar com o desaparecimento de sua filha e de um amigo dela. Quando suspeita que o detetive encarregado das buscas já desistiu de procurar pelo culpado, este pai desesperado começa a desconfiar de todas as pessoas ao redor. Fazendo sua própria investigação, ele encontra o principal suspeito e decide sequestrá-lo.
Um filme de Denis Villeneuve (Incêndios - 2010) que prima pelo fator tensão em que cada detalhe é importante para a composição e desfecho. As atuações são surpreendentes, tanto de Jake Gyllenhaal, Hugh Jackman e Paul Dano, ficamos presos de olhos arregalados ao longo de suas 2h e 30. Ele retrata uma situação desesperadora em que o personagem para recuperar quem ama é capaz de tudo.


El Cuerpo - O Corpo - 2012 - Espanha
O corpo de uma mulher (Belén Rueda) desaparece misteriosamente do necrotério sem deixar qualquer vestígio. O Inspetor Jaime Peña (José Coronado) investiga o estranho acontecimento com a ajuda de Alex Ulloa (Hugo Silva), o viúvo da mulher desaparecida.
Dirigido por Oriol Paulo (Os Olhos de Júlia - 2010), este é um suspense repleto de reviravoltas em que você fica tentando encaixar as peças e quando pensa que desvendou os mistérios, o filme lhe deixa definitivamente de boca aberta. O clima é de pura tensão, o roteiro é ágil e instigante, Thriller de primeira linha, vale a pena conferir esta obra espanhola. 

The Tall Man - O Homem das Sombras - 2012 - Canadá
A escuridão paira sobre a cidade: as crianças têm desaparecido ao longo dos anos deixando nenhuma pista, nenhuma testemunha. Moradores supersticiosos falam sobre um homem alto, uma lendária figura misteriosa que leva as crianças. Julia (Jessica Biel) é uma enfermeira que não acredita em lendas. Até que uma noite, acordando com uma sensação estranha, ela vai ao quarto de seu filho e encontra sua cama vazia.
Dirigido por Pascal Laugier (Mártires - 2008), um dos poucos que sabe mesclar o suspense e o drama tão bem, "The Tall Man" foi vendido como um filme de terror e acabou decepcionando e muito, mas o longa prima pelo suspense de alto nível, onde vítimas viram vilões e vice-versa, ainda discute temas super importantes e atuais mexendo com a nossa cabeça nos fazendo refletir, é uma ótima opção para quem deseja um cinema mais diferenciado e quer fugir de clichês. 

Lake Mungo - O Segredo do Lago Mungo - 2008 - Austrália
Alice Palmer morre acidentalmente num lago local. Depois do corpo ser reconhecido, os pais e o irmão começam a presenciar manifestações sobrenaturais em casa ou nas suas imediações. Começam a surgir várias fotografias e vídeos onde pode-se ver a silhueta da jovem. É iniciada então toda uma investigação paranormal que não só vai abalar a comunidade como vai desvendar o verdadeiro segredo por trás da morte de Alice.
É um falso documentário que relata a dor e as incertezas de uma família ao perder a filha afogada. O filme segue com depoimentos dos familiares sobre o dia fatídico, os amigos dizem a respeito de como era a personalidade de Alice, perguntas surgem e então coisas estranhas começam a acontecer. O Mockumentary não segue os moldes conhecidos, ele claramente parece real, sem dúvidas um dos melhores que vi neste estilo, há muitas reviravoltas e surpreendentes revelações. Serve tanto para quem deseja ver algo diferente no estilo terror, quanto ao drama que é bem forte e retrata perfeitamente a dor e as incertezas sobre a morte. Cada um absorve de uma maneira, alguns podem achar tenebroso pelo lado sobrenatural, outros se apegam mais ao drama que impressiona. 

Byzantium - 2013 - Inglaterra
Clara (Gemma Arterton) é uma jovem mãe vampira que morde sua filha Eleanor (Saoirse Ronan). Procurando por refúgio, a dupla mortal conhece o solitário Noel. Pouco tempo depois, a adolescente faz amizade com Frank (Caleb Landry Jones) e conta que elas sobrevivem com sangue humano há cerca de 200 anos. O segredo começa a se espalhar e o passado das mulheres vai voltar para assombrá-las. O filme retrata o fardo interminável de uma jovem que tenta esquecer seu passado e levar uma vida normal. Ao conhecer Frank, um garoto de saúde frágil, ela aos poucos revela seus segredos.
Dirigido por Neil Jordan (Entrevista com o Vampiro - 1994), o filme explora bem as cores e o cenário, no que gera belos enquadramentos. Tem uma estrutura diferenciada e criativa, reflete sobre a vida e morte de forma romanceada.

3 comentários:

  1. Todos parecem ser muito bons, vou tentar baixar pelo menos uns três desses.
    Valeu pelas sugestões!

    O POETA E A MADRUGADA
    opoetaeamadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. COMO GOSTO DE FILMES DE SUSPENSE, GOSTEI DAS DICAS.
    ABRÇS


    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Só fiquei em dúvida no último.
    Os outros gostei muito.

    ResponderExcluir