sexta-feira, 2 de maio de 2014

Entrevistando... Marilia Tasso.

Olá leitores do blog. E sexta-feira chegou! Mais um dia de entrevistas. A entrevistada de hoje é a Marilia Tasso, dona do blog Pitada de Cinema Cult, onde procura dar mais destaque a resenhas de filmes estrangeiros à grande indústria de Hollywood. Ela tem 26 anos e é da cidade de Taquantinga, São Paulo. Descreve-se como alguém que busca sempre aprender, dá valor para as pequenas coisas, essenciais diria, e tem a sétima arte, como a grande paixão que a ajuda a olhar a vida com outros olhos.




Há quanto tempo tem o blog e por que decidiu fazer sobre o cinema?
Meu blog tem 2 anos. A ideia surgiu porque sempre tive vontade de escrever sobre os filmes que via, era algo bem particular, como um lembrete dos filmes que ia vendo, mas foi fluindo tão naturalmente, fui me deparando com obras cada vez mais lindas, no que me fez ter ainda mais vontade de compartilhar, para que mais pessoas pudessem conhecer também.

Seu blog tem críticas sobre filmes que não são americanos, o que é bem raro de encontrar na blogosfera. Pra você qual seria o melhor passo para que filmes iranianos ou de outras nacionalidades tivessem mais visibilidade no mundo todo?
Para quem gosta de filmes fora de circuito comercial, a internet é o melhor meio para obtê-los. A maior visibilidade continua sendo esta, já que a maioria destes são apresentados apenas em festivais. Evito Hollywood, mas também escrevo sobre filmes americanos.

E sobre o Oscar deste ano? Ficou satisfeita com os resultados ou mudaria alguma coisa? E qual ou quais categorias seriam?
Das premiações o Oscar é o que menos me interessa, mas acompanho a categoria para o Melhor filme Estrangeiro, este ano "A Grande Beleza" levou a estatueta, um ótimo filme, porém rebuscado demais. Ao meu ver "A Caça" levaria o prêmio, um drama denso e reflexivo.

Quais são as premiações que você assiste e torce categoria por categoria? E por quê?
Festival de Berlim, de Veneza, de Toronto, agora em maio vai rolar o Festival de Cannes, o mais chique na minha opinião. Curto o Sundance, que premia filmes independentes, e claro o Grande Prêmio do cinema Brasileiro. Adoro filmes nacionais também. Gosto destes festivais porque sempre apresenta novidades do cinema mundo afora.

Houve alguma crítica que você relutou bastante em escrever e outra que você estava animadíssima em escrevê-la e postá-la logo? Por que?
Às vezes eu fico em dúvida se posto sobre determinado filme ou não, muito por não conseguir encontrar as palavras certas para descrevê-lo, certos filmes necessitam de tempo para ser digeridos. Outros eu fico na ansiedade, "Her" foi um deles, pois abrange um leque de ideias que a necessidade de escrever é instantânea. Ah, eu não considero o que faço crítica, está mais para resenha, afinal não entendo de aspectos técnicos, apenas traduzo em palavras o que sinto ao ver o filme.

Tem alguma expectativa com algum lançamento desse ano, estrangeiro ou americano? Ou está muito fraco, sob o seu ponto de vista?
Não sou de ficar na expectativa com lançamento, vou assistindo o que encontro nos blogs de Download e Torrents.

Algum filme que você daria dez estrelas e outro que você daria zero e por quê?
Vou citar "O Enigma de Kaspar Hauser", foi por causa dele que comecei apreciar o cinema de verdade. Merece muito mais que dez estrelas. Uma obra-prima, que nos convida a conhecer o mundo sob a ótica da pureza, onde os parâmetros da sociedade não fazem sentido algum. Dou zero para as comédias brasileiras babacas que saem aos montes e que sujam a imagem do cinema brasileiro.

Você curte um bom rock n' roll certo? Há alguma música em especial que te inspira a escrever uma resenha?
Sim, recentemente fiz a resenha de "Inside Llewyn Davis" dos irmãos Coen, apaixonei na trilha sonora folk, impossível não refletir na resenha. Especialmente a música "Fare Thee Well" de Bob Dylan, aliás Bob Dylan tem sido uma constante, baita inspiração.

Ping pong.
Atriz: Tilda Swinton
Ator: Michael Shannon 
Sentimento: Melancolia 
Paixão: Música
Livro: A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera 
Expectativa: Que eu nunca perca a vontade de sonhar 
Político: Nenhum 
Cantor: Asaf Avidan 
Frase: Prendo-me a tolices, dessas que me alegra e fascina. Pequenas, simples mas que mostram a verdadeira essência de tudo ao redor.

4 comentários:

  1. Vejam como são as coisas. "O Enigma de Kaspar Hauser" foi o único filme na minha vida que saí do cinema no meio. Porém, faz muitos anos. Eu era muito jovem. Vai ver não entendi a mensagem do filme. Não lembro mais do que se trata, mas o título jamais esqueci.
    Brilhante entrevista de novo.
    Parabéns as duas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista e a entrevistada eu adoro visitar o blog da Marilia
    As perguntas são ótimas. E a Thamy como entrevistadora é sempre demais.

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a entrevista.
    Falar de cinema é um talento.

    ResponderExcluir
  4. Uma boa entrevista.
    Estava mesmo procurando conhecer um blog que falasse de cinema e gostei muito do blog da Marília. Excelente!

    O POETA E A MADRUGADA
    opoetaeamadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir