quarta-feira, 4 de junho de 2014

Top 10 - Filmes Protagonizados por Crianças

Todos os filmes listados são maravilhosos e trazem crianças como protagonistas em suas histórias. Selecionei apenas alguns, pois existem outros tão bons quanto, coloquei os que vi mais recentemente e que ao lembrar ainda me trazem sentimentos vívidos.
O mais impressionante é assistir interpretações dignas de gente grande, com cargas dramáticas pesadas, mas que por conta da inocência se transformam em sutilezas. Lembrando que os filmes têm crianças como protagonistas, mas isso não quer dizer que sejam infantis. 

10- O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Striped Pyjamas - 2008)
Bruno (Asa Butterfield) tem 8 anos e é filho de um oficial do exército alemão que assume um posto de extrema importância no interior da Alemanha nos anos 40. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer. Em um de seus frequentes passeios, ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto com mesma idade dele e que sempre está com um pijama listrado. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, fazendo surgir entre eles uma amizade inesquecível que tocará os corações de todos.
Escrito e dirigido pelo inglês Mark Herman, o filme é baseado no livro de John Boyne. É um drama emocionante que foca a inocência e os laços de amizade em meio ao Holocausto.

09- Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are - 2009)
Max (Max Records) é um garoto travesso mandado de castigo para seu quarto depois de desobedecer a mãe. Porém, a imaginação do menino está livre e o transporta para um reino desconhecido. Encantado, Max parte para a terra dos Monstros Selvagens, onde ele é o rei.
Baseado no livro infantil homônimo de Maurice Sendak e dirigido por Spike Jonze, "Onde Vivem os Monstros" é uma delicada e inteligente história contada em tom sério, retrata os conflitos pessoais que uma criança passa em sua vida real e em seu refúgio imaginário.

08- A Guerra dos Botões (La Nouvelle Guerre des Boutons - 2011)
O livro “A Guerra dos Botões” foi escrito pelo francês Louis Pergaud em 1912, e teve várias adaptações para o cinema. Em todas, a base da história é a mesma: Grupos rivais de crianças se preparam para uma guerra. Mentiras, amizades, lealdade e traições fazem parte de um conflito que preocupa os pais, professores e policiais. A versão de Christofhe Barratier é mais romanceada e remete mais a guerra e suas consequências, além de abordar as aventuras dos Longeverne e Velrans. Esse filme é a prova de que uma ideia pode ser repetida inúmeras vezes sem cair na mesmice. "A Guerra dos Botões" é um clássico francês muito amado e que merece ser lido por todas as crianças, assim como os filmes em que todas as versões são ótimas e ficam marcadas na nossa memória.

07- O Anjo Malvado (The Good Son - 1993)
Mark Evans (Elijah Wood) é um garoto que vai morar com parentes quando perde a mãe. Lá ele descobre que Henry Evans (Macaulay Culkin), seu primo, tem uma índole extremamente má e até mesmo homicida. Mas como fazer os adultos acreditarem que uma criança possa ter uma índole tão perversa?
Dirigido por Joseph Ruben, o filme retrata a psicopatia na infância e caminha muito bem pelo drama e suspense, além de trabalhar a tensão que permeia a amizade dos personagens de Macaulay Culkin e Elijah Wood. É um clássico!

06- Meu Primeiro Amor ( My Girl - 1991)
Vada Sultenfuss (Anna Chlumsky), uma garota de 11 anos, é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu e seu pai, Harry Sultenfuss (Dan Aykroyd), é um agente funerário que não lhe dá a devida atenção. Vada é apaixonada por Jake Bixler (Griffin Dunne), seu professor de inglês, e no verão faz parte de uma classe de poesia só para impressioná-lo. Paralelamente é muito amiga de Thomas J. Sennett (Macaulay Culkin), um garoto que é alérgico a tudo. Quando Harry contrata Shelly DeVoto (Jamie Lee Curtis), uma maquiadora para os funerais, e se apaixona por ela Vada se sente ultrajada e quer fazer qualquer coisa que estiver em seu poder para separá-los.
Clássico memorável da sessão da tarde da década de noventa, dirigido por Howard Zieff, o filme abrange todas as questões do universo infanto-juvenil, os conflitos são abordados de forma adulta, mas mantém a ingenuidade e a pureza. É encantador!

05- Vermelho como o Céu (Rosso come il Cielo - 2006)
Anos 70. Mirco (Luca Capriotti) é um garoto toscano de 10 anos que é apaixonado pelo cinema. Entretanto, após um acidente, ele perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal, ele é enviado a um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar histórias sonoras.
Dirigido por Cristiano Bortone, "Vermelho como o Céu" é  inspirador e emocionante. Um filme que só o cinema italiano sabe fazer. Nos faz pensar que existem várias maneiras de se enxergar, e os olhos é apenas uma delas.

04- Kauwboy - 2012
Jojo, um garoto de 10 anos, um dia traz um filhote de gralha para casa, mas o esconde de seu pai, que não quer animais nem plantas dentro de casa. Jojo pretende surpreender a mãe com o pássaro, no dia do aniversário dela. Mas seu pai prefere não comemorar a data, haja vista ela não ser muito presente em suas vidas. Jojo tem muito tato ao lidar com o pai, devido às suas violentas mudanças de humor, fazendo de tudo para que se aproximem.
Dirigido pelo holandês Boudewijn Koole, é daquelas histórias despretensiosas, simples, mas que ao final nos revela uma grandiosidade especial. Repleto de metáforas e uma atuação firme do pequeno Rick Lens. É sobre aceitação, amor, e principalmente amadurecimento.

03- Não Fui Eu, Eu Juro! (C'est Pas Moi, Je le Jure! - 2008)
O ano de 1968 marca uma virada na vida do menino Léon Doré, dez anos. Sua falsa tentativa de suicídio, por enforcamento, fracassa por um fio. Pouco depois, sua mãe neurastênica, que se sente sufocada pelo marido, vai morar na Grécia, deixando seus dois filhos com o pai. Enquanto o irmão mais velho cultiva um rancor surdo, Léon pilha e faz uma bagunça danada na casa dos vizinhos que viajaram de férias, finge ter um problema na vista para justificar as péssimas notas no colégio, arma tramoias, manipula, faz seu pai e todos de bobos. Menos Léa, a jovem vizinha que percebe tudo e que, tendo ela própria contas a acertar com a vida, irá ajudar Léon a roubar o dinheiro para comprar uma passagem de avião para a Grécia.
Dirigido pelo canadense Philippe Falardeau, é um longa sensível e imensamente cativante, a atuação de Antoine L'Écuyer que faz o menino Léon é linda, doce e ingênua, ele passa por momentos complicados e à sua maneira tenta entender todos esses percalços.

02- O Porco Espinho (Le Hérisson - 2009)
Paloma é uma menina séria e inteligente de 11 anos, decidida a se matar em seu décimo-segundo aniversário. Fascinada por arte e filosofia, a menina passa o dia filmando seu cotidiano, a fim de fazer um documentário. À medida que a data de seu aniversário se aproxima, ela conhece pessoas que a fazem questionar sua visão pessimista do mundo.
Baseado no romance “L’Élégance du Hérissson” de Muriel Barbery, é um filme delicado, com um roteiro primoroso que se apega a detalhes, a pequenas grandes paixões dos personagens, o que faz deles interessantes aos nossos olhos. É um filme rico e que passa mensagens importantes de maneira sutil, dentre algumas coisas de que fala está a solidão, a melancolia, a morte, a rotina, o conhecimento, e a verdadeira beleza. 

01- Eu Existo (Jestem - 2005)
Um menino de 11 anos foge do orfanato e volta para sua cidade natal. Lá encontra a mãe alcoólatra com quem tem sérios problemas. Ele decide viver numa barca abandonada onde suas únicas companhias são a fome e a eventual presença de uma menina.
Dirigido pela polonesa Dorota Kedzierzawska, "Jestem" é um dos filmes mais lindos que vi, o personagem central é de uma ternura imensurável, a sutileza e a delicadeza está a todo momento, em cada cena, em cada olhar e diálogo. Um garoto que não tem nada e ninguém e que busca seu lugar, é a dificuldade de se descobrir perante ao mundo e se afirmar mesmo que este o rejeite. Essa é daquelas pequenas e simples histórias que nos edifica e nos faz querer ser melhores uns com os outros. 

6 comentários:

  1. Meu primeiro amor foi o único filme que assisti. Não na época e sim na sessão da tarde que passava todos os dias. Eu adorava e ainda chorava. Mas adorei a seleção.

    ResponderExcluir
  2. Faltou A Órfã, um filme mega assustador que também tem como protagonista uma criança. Gostei muito do post e vou procurar assistir alguns desses.

    O POETA E A MADRUGADA
    opoetaeamadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O anjo malvado eu vi.
    É sensacional.
    O Macaulay Culkin quando criança era um ator fenomenal. Pena que não conseguiu evoluir.

    ResponderExcluir
  4. Da lista só vi Meu Primeiro Amor e O Menino do Pijama Listrado, ambos gostei bastante. Vou salvar a lista para assistir os outros quando tiver oportunidade! Gosto da singularidade desses pequenos atores :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei,Claudio.Já assisti a alguns mas valeram as outras dicas!
    Beijos e uma semana de alegrias

    Donetzka

    Face Book:


    https://www.facebook.com/donetzka.cercck

    Twitter: @donetzka13


    Blog Magia de Donetzka










    ResponderExcluir
  6. "Meu primeiro amor" é tão triste e tão lindo!!! Adorei o blog e já estou seguindo :)
    Beijinhoos :*

    Thai Azevedo
    4brokegirls.blogspot.com.br

    ResponderExcluir