quarta-feira, 18 de junho de 2014

Top 10 - Filmes sobre Futebol

Aproveitando o clima de Copa do Mundo selecionei 10 filmes que retratam o futebol, o esporte considerado mais popular e amado do mundo. 

10- Gracie - 2007 - EUA
Gracie Bowen tem 15 anos e é a única menina numa família com três irmãos que vive na cidade de New Jersey. Toda a vida de sua família gira em torno do futebol: seu pai e seus três irmãos são obcecados pelo esporte que praticam todos os dias, de manhã até a noite. Mas uma tragédia inesperada muda a vida de Gracie quando seu irmão mais velho e único protetor, Johnny, estrela do time de futebol da faculdade, morre num acidente de automóvel e faz com que ela inicie uma luta pelo direito de de todas as garotas jogarem em times de futebol competitivos.

09- The Game of Their Lives - Duelo de Campeões - 2005 - EUA
EUA, 1950. Na provinciana cidade de St. Louis, um grupo de jovens se agita em torno de um grande e heróico objetivo: embarcar para o Brasil! Os rapazes - atletas amadores de um "estranho" esporte para o público americano chamado Futebol - recebem a notícia que haverá na cidade um teste que pode mudar suas vidas: uma seleção para escolher o time que representará os Estados Unidos na Copa do Mundo a ser realizada no Brasil. O sonho parece dos mais distantes. Seria possível para os Estados Unidos, país sem a menor tradição futebolística, montar um time capaz de encarar as melhores seleções do mundo? Tudo indica que não. Um grupo de jovens obstinados está disposto a tudo para provar que sim.

08- O Árbrito - L'arbitro - 2013 - Argentina
Atletico Pabarile, o pior time da terceira divisão da Sardenha, perde todo ano para o Montecrastu, time liderado por Brai, um fazendeiro arrogante. Quando Matzutzi, um jovem que havia deixado o local, retorna, o jogo é virado: o Atletico Pabarile começa a ganhar uma partida depois da outra graças aos esforços desse campeão incontestável. E há ainda Cruciani, um árbitro ambicioso que tem que lidar com acusações de corrupção.

07- A Um Passo da Glória - A Shot at Glory - 2000 - EUA
Gordon McLeod é o gerente de uma equipe de futebol da segunda divisão da Escócia. Enfrentando a pressão de seu proprietário americano, é forçado a trazer um renomado jogador para melhorar a sorte da equipe e impedir que o seu time seja transferido da cidade que lealmente a defende por um século. Em meio a tudo isso, McLeod deve lutar com seus próprios demônios, incluindo antigas desavenças com sua filha e também um ex-colega que o traiu.

06- Maldito Futebol Clube - The Damned United - 2009 - Inglaterra
Conta a história repleta de humor e confrontos de Brian Clough e seus fatídicos 44 dias no cargo de dirigente de um time campeão de futebol da Inglaterra. O problema é que ele não terá ao seu lado o fiel parceiro Peter Taylor. Resultado? Em pouco mais de um mês, Brian surpreende, provando sua agressividade e brilhantismo à frente do seu time.

05- Heleno - 2011 - Brasil
O longa vai contar a trajetória de Heleno de Freitas, jogador de futebol. Heleno (1920/1959) foi um dos grandes nomes que vestiram a camisa do Botafogo. O jogador, ao mesmo tempo em que apresentava talento nos gramados, exibia charme na noite carioca e impunha polêmica no atrito com adversários. Produção inspirada no livro “Nunca houve um homem como Heleno”, do jornalista Marcos Eduardo Neves.

04- O Milagre de Berna - Das Wunder von Bern - 2003 - Alemanha
Dois eventos marcaram a história da Alemanha no pós-2ª Guerra Mundial: a queda do Muro de Berlim e a histórica vitória da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1954, que ficou conhecido como o milagre de Berna, numa referência à cidade suíça onde ocorreu o jogo. As lembranças do jogo, que deu à Alemanha seu 1º título mundial, são mostradas através da família Lubenski, que vive na pequena cidade de Essen-Katernberg.

03- Hooligans - Green Street Hooligans - 2005 - EUA 
Após ser expulso injustamente da Universidade de Harvard, Matt Bruckner (Elijah Wood) decide ir para a casa de sua irmã em Londres. Lá ele faz amizade com seu cunhado, Peter Dunham (Charlie Hunnam), que o apresenta ao submundo dos hooligans do futebol inglês. Logo Matt aprende a marcar seu território, através das amizades que desenvolve neste mundo secreto e violento.

02- Um Time Show de Bola - Metegol - 2013 - Argentina
Desde garoto Amadeo é apaixonado por totó. Um dia ele é desafiado por Colosso, um arrogante garoto que vive se gabando por ser um exímio jogador de futebol de verdade. Mas a partida épica de pebolim entre os dois não foi vencida por ele. Anos mais tarde, ele retorna rico e com seu dinheiro quer transformar a cidade natal em um espécie de parque temático. Agora, para salvar a cidade, Amadeo terá que aceitar o desafio proposto pelo vilão: enfrentá-lo numa partida de futebol de verdade. É quando algo mágico acontece e os bonecos da mesa de jogo ganham vida para ajudar o seu companheiro de grandes jogadas.

01- Meninos de Kichute - 2010 - Brasil
Baseado no livro homônimo do escritor Márcio Américo, o longa se passa nos anos 1970 e gira em torno de Beto, um garoto de doze anos que vive com seus pais e irmãos em uma cidade do interior e alimenta o sonho de se tornar um jogador de futebol.

Veja mais filmes sobre futebol aqui.

Um comentário: