quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sebastian's Voodoo - 2008 - EUA (Curta-Metragem)

O que mais encanta nos curtas é a capacidade que alguns realizadores possuem em dar características puramente humanas a seres inanimados. Quanto mais distante da realidade, quanto mais impossível, quanto mais diegético for o trabalho do filme, maior efeito terá sobre a mentalidade do espectador. Em algumas animações da Pixar, da Escola de Gobelins e do Estúdio Ghibli, encontramos personagens com essas qualidades, que além da dificuldade óbvia de ganhar vida na tela, alcançam um resultado além do simples entretenimento. Nesse macabro filme de Joaquin Baldwin, temos um bom exemplo dessas características humanas inseridas de modo emotivo a seres inanimados, e impossíveis: alguns bonecos de vodu. 
Poucos temas são envoltos por tanto mistério como o vodu, a curiosidade com seus materiais primitivos e seus simbolismos ocultos. O que torna tudo real e nos toca não é apenas a respiração ofegante dos bonecos esperando o seu fim trágico e doloroso. O drama do sacrifício humano, e o final extremamente sombrio acompanhado da atmosfera de todo o filme é algo para não se esquecer.


É uma pequena crônica sem muita reviravolta ou virtuosismo, mas o pouco que mostra é absolutamente genial. Uma pérola da animação. Sebastian's Voodoo é do diretor paraguaio Joaquin Baldwin, que faz uma analogia a vários ditados populares como, "Aqui se faz, Aqui se paga", entre tantos conhecidos nesse estilo. Essa animação garantiu ao diretor mais de 40 prêmios.

A força da mensagem passada nos deixa paralisados, com certeza um curta animado inesquecível!!

2 comentários: