quarta-feira, 2 de julho de 2014

Bares (botecos, cafés, etc...) de Filmes

No bar as pessoas se livram de seus problemas e conversam sobre qualquer tipo de assunto, a tal "conversa de bar" rola solta, hoje em dia os bares, botecos e cafés estão cada vez mais sofisticados, porém existem os casuais e os decadentes também, seja para beber, conversar, ouvir música ou paquerar este é o lugar certo. Inspirando-se no nome do blog fiz uma lista dos filmes que têm como cenário bares, mas mesmo que o filme não se passe totalmente dentro, é de grande importância no contexto da história, como por exemplo, o "Deux Moulins" do filme "Amélie Poulain".
Existem muitos outros filmes que não estão na lista, mas cujos bares ficaram bem famosos, como "The Korova Milk Bar" de "Laranja Mecânica", onde Alex e sua trupe tomam o "Moloko", "Jackrabbit Slim’s" de "Pulp Fiction", "The Café ’80s" do "De Volta Para o Futuro", "The Park Hyatt New York Bar" de "Encontros e Desencontros", e "Katz's Delicatessen" de "Harry & Sally - Feitos um Para o Outro", quem não se lembra da famosa cena em que Meg Ryan simula um orgasmo?. Há também o bar "Moe's" do "Simpsons" com a tal da bebida flamejante, esse com certeza é o sonho de qualquer frequentador de bar.

Segue a lista com dez filmes, uma série e um curta-metragem sobre o tema bar e seus afins...

Um Drink no Inferno - From Dusk Till Dawn - 1996 - EUA
Dois irmãos procurados pela polícia por 16 mortes sequestram um ex-pastor e seu casal de filhos, para poderem atravessar a fronteira com o México e lá se dirigem à uma casa noturna frequentada por caminhoneiros e motoqueiros, que é uma mistura de cabaré e prostíbulo. Porém, ao chegarem lá eles se deparam com algo totalmente inacreditável.

Conversa de Bar - Don's Plum - 2001 - EUA
Como todo sábado à noite, quatro rapazes com cerca de 20 anos se reúnem em seu bar favorito: o Don’s Plum. E, como sempre, pretendem conquistar uma garota. Três deles já têm alguma coisa meio encaminhada com garotas conhecidas e, no bar, aparece uma quarta. Conversas, problemas do cotidianos, piadas, confissões, paqueras, mágoas...

Barfly - Condenados pelo Vício - 1987 - EUA
Baseado na obra de Charles Bukowski. Henry Chinaski é um escritor alcoólatra que inicia um romance cheio de contradições com Wanda Wilcox, outra frequentadora assídua dos bares de Los Angeles. Neste cenário, surge uma terceira pessoa que vai mudar a relação do casal.

Café - Café com Amor - 2011 - EUA
A garçonete Claire (Jennifer Love Hewitt) trabalha no charmoso West Philly Grounds, um café local da Califórnia, onde os clientes se encontram e suas vidas pessoais sempre acabam se cruzando mesmo que eles nem se percebam disso. Entre histórias de amor, superação e acasos da vida, um grande acontecimento mudará a vida de todos para sempre em apenas uma semana.

Bar Esperança - Brasil - 1983
Um grupo de pessoas se reúne em um bar de Ipanema que está prestes a fechar a fim de dar lugar à construção de um edifício. Intelectuais, artistas e gente da noite juntam forças para impedir sua demolição. Entre os muitos fregueses do bar estão a atriz Ana, seu marido Zeca e um casal que está sempre brigando.

Um Beijo Roubado - My Blueberry Nights - 2007 - Hong Kong/França
Uma mulher (Norah Jones) quer resolver sua questões interiores sobre o amor e para isso decide embarcar numa jornada através da América. No meio do caminho, no entanto, ela vai encontrando uma série de personagens incomuns.

Clube da Luta - Fight Club - 1999 - EUA/Alemanha
Um explosivo sofredor de insônia (Edward Norton) e um carismático vendedor de sabonete (Brad Pitt) canalizam agressão primitiva masculina transformando-a em uma nova e chocante forma de terapia. Seu conceito pega, e formam-se diversos clubes da luta clandestinos em cada cidade, até que uma mulher sensual e excêntrica (Helena Bonham Carter) entra na jogada e desencadeia uma situação fora de controle rumo ao caos.

Farrapo Humano - The Lost Weekend - 1945 - EUA
Em Nova York, Don Birman (Ray Milland) sonhava ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio. Assim, é completamente dominado pelo álcool e passa a ter como única meta obter dinheiro para continuar se embriagando, se esquecendo que as pessoas que o rodeiam sofrem por vê-lo neste estado e tudo fazem para afastá-lo da bebida. Mas enquanto a namorada, Helen St. James (Jane Wyman), editora de uma revista, quer ajudá-lo, ele bebe cada vez mais.

Casablanca - 1942 - EUA
Casablanca é a rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. É lá que Rick (Humphrey Bogart) vai reencontrar Ilsa (Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain -  Le Fabuleux Destin D'Amélie Poulain - 2001 - França
Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo, e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

O Código Tarantino - Tarantino’s Mind - 2006 - Brasil - Curta-Metragem
O Código Tarantino é um filme de curta-metragem brasileiro, estrelado por Seu Jorge e Selton Mello, com direção e roteiro coletivo da 300 ML e produção da Republika Filmes. Esteve entre os dez filmes internacionais mais votados pelo público na décima oitava edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Dois amigos se encontram em um bar para falar sobre uma teoria de ligações entre os personagens dos filmes do diretor norte-americano Quentin Tarantino.

Bar Karma - 2011 - EUA - Série
Em um bar intergaláctico, William Sanderson (de “Deadwood”) interpreta um bartender de 20 mil anos de idade, que, mais do que servir o drink perfeito, muda o destino dos viajantes do tempo que cruzam a porta todos os dias. O dono do bar é o bilionário Doug Jones (Matthew Humphreys), que ganhou o misterioso lugar em uma aposta. O programa é um experimento de entretenimento crowdsourcing, onde toda a história é criada por uma comunidade de fãs de ficção científica. Dessa forma, os roteiros escritos por não-profissionais são transformados em episódios de 30 minutos, produzidos por equipe e atores profissionais.

Um comentário:

  1. Que bacana seu post, amei! Não vi nenhum dos filmes citados ainda; mas quero ver alguns alguns.

    ResponderExcluir