terça-feira, 15 de julho de 2014

Livro Querido John, Nicholas Sparks

   Olá pessoal, tudo bem? Hoje venho falar de "Querido John", do Nicholas Sparks, um autor bem conhecido.
Querido John, Nicholas Sparks, Novo Conceito, livro, resenha, romance


   O livro é narrado sob o ponto de vista de John Tyree, a história começa no ano de 2000, em Wilmington, cidade portuária localizada na Carolina do Norte. John é um jovem de 23 anos, criado pelo pai (funcionário dos correios, colecionava moedas e era um senhor de hábitos simples). Se tornou um jovem rebelde e sem rumo na vida, acabou se alistando no exército. Foi mandado para a Alemanha e amadureceu bastante nos três anos que passou lá.
   Na sua terceira licença (férias), de volta à casa de seu pai, conheceu Savannah Lynn Curtis, uma jovem da cidade de Lenoir, que fazia trabalho voluntário em Wilmington durante o verão. E eles foram se aproximando, se conhecendo mais e se apaixonaram.
   John voltou para o exército e ele e Savannah foram se comunicando por cartas, telefone e e-mails. John sairia do exército em pouco tempo e eles poderiam finalmente ficar juntos. Mas aí vieram os atentados de 11 de setembro de 2001 e a guerra no Iraque. A decisão que John tomou acabou mudando os planos do casal.
   A guerra no Iraque, o surfe, os cavalos, as pessoas com necessidades especias, o relacionamento à distância, a busca pelo significado do verdadeiro amor são alguns dos temas abordados no decorrer do livro. Gostei da forma como o autor conseguiu falar de tanta coisa, reunir tantos elementos sem pesar a história ou tirar o foco dos personagens principais. Mas para mim, o que mais marcou foi a relação entre John e seu pai. Com a ajuda de Savannah, John finalmente conseguiu entender a personalidade de seu pai e qual a melhor forma de lidar com o problema que ele tinha.
   No começo estava com um pouco de receio de ler "Querido John" por que me disseram que a história era triste, mas não acho que seja realmente triste.
   Antes do final da história, cheguei a pensar que o amor de John por Savannah (e vice-versa) não era realmente verdadeiro, mas no fim, acho que ele aprendeu o que esse "amor verdadeiro" é. Achei as atitudes dos dois bem precipitadas, o livro termina no ano de 2006 e eles eram muito jovens ainda,não tinham nem 30 anos. Imaginando que fosse possível ver como estaria a vida dos dois hoje, acho que eles teriam se arrependido de algumas escolhas feitas, mas teriam continuado levando suas vidas, por que não dá pra mudar o passado, só é possível seguir em frente.

     Skoob, Editora Novo Conceito, ISBN: 9788563219022, 288 páginas. Onde comprar online: Saraiva.

   "Querido John" já foi adaptado para o cinema, com Channing Tatum e Amanda Seyfried interpretando o casal principal. O final do filme é diferente do final do livro, preferi o final do filme.
   Espero que vocês tenham gostado da resenha. Quem já leu o livro? O que achou?

   As inscrições para o sorteio do livro  Fahrenheit 451 terminam depois de amanhã, não perca a chance de ganhar o clássico distópico de Ray Bradbury, clique aqui!

   Até semana que vem!
Maria (blogTwitterfanpage, G+Instagram)

2 comentários:

  1. Nicholas Spaks utilizou de sua sensibilidade para agarrar o grande público, e nisso seus romances se tornaram água com açúcar, o único realmente bom é o "The Notebook" (Diário de uma Paixão) assim como o filme. Os seus best-sellers quase todos são encomendados pelas grandes produtoras de cinema, a fórmula milionária é sempre garantida.

    ResponderExcluir
  2. Gosto do autor. Leitura leve e agradável.

    Sua resenha está ótima! :)

    ResponderExcluir