quarta-feira, 23 de abril de 2014

Short Term 12 - 2013 - EUA

"Short Term 12" é um filme independente que foge do esteriótipo cool, é sincero, real, e extremamente humano. Gracie (Brie Larson) e Mason (John Gallagher Jr.), trabalham num lar temporário de acolhimento a jovens, cuja vida não é fácil, a grande parte por causa de problemas com os pais. A maioria tem tendência suicida e Gracie ao mesmo tempo que é doce, conduz o lugar de maneira responsável, a fim de que nenhum desses adolescentes possam fugir ou fazer mal a si próprios. Dentre os jovens, duas histórias se sobressaem, Marcus (Keith Stanfield), que logo abandonará o lar, pois irá fazer 18 anos, é um garoto quieto e coloca toda sua revolta em letras de rap, e Jayden, com 14 anos, que chega já com um histórico de várias tentativas suicidas. Revoltada e sempre desenhando desenvolve conforme o desenrolar um grande laço com Gracie, que assim como os jovens retratados também teve um passado bem pesado, e por isso nutre traumas horríveis. Quando engravida de Mason entra num dilema pessoal entre fazer um aborto, ou arcar com a responsabilidade de ser mãe. O filme todo gira em cima de Gracie, os personagens ao redor em vários momentos fazem com que ela lide com os seus problemas do passado.
"Short Term 12" retrata adolescentes que passam por tortuosos caminhos na vida, e que encontram nesse lar temporário um acolhimento do qual necessitam para amadurecer. Marcus sente-se amedrontado quando chega perto de sua partida, não sabe o que irá encontrar lá fora, mas a base dada neste lugar faz com que o jovem enxergue um futuro para si, pois analisando seus traumas do passado e as situações de desamor, consequentemente sente-se esperançoso em conseguir algo bom para seu futuro. Um dos momentos mais emocionantes e que nos tira todas as palavras é quando ele canta seu rap jogando tudo para fora, o desespero, a revolta, a carência afetiva e o abandono. Outro momento bem reflexivo é quando Jayden lê para Gracie uma história que fez, ela conta sobre um polvo que arranca seus próprios tentáculos para ter a amizade do tubarão, como o polvo nunca teve um amigo pensou que não haveria problemas em arrancar um de seus oito tentáculos, mas o tubarão não satisfeito todos os dias lhe pedia outro tentáculo, e mais outro...
É um drama que toca em pontos sensíveis, e por ser tão real inevitavelmente nos emociona, o desenvolvimento dos personagens é de extrema naturalidade. Realmente aborda o lado mais humano.

Baseado num curta homônimo igualmente realizado e escrito por Destin Cretton, "Short Term 12" tem algo que raramente vemos nos filmes americanos convencionais, ele é feito de coração, é um filme que conversa conosco, que nos permite adentrar na vida dos personagens, e mesmo que a história destes não seja mostrada em detalhes, entendemos as dificuldades de cada um, porque assim como eles todos nós buscamos um lugarzinho neste mundo, todos necessitamos de carinho, e sabemos que uma palavra na hora certa move montanhas.
Gracie se fechou por causa de seu tenso passado com o pai, ela não se permitia pensar em soluções para se livrar desse peso, não conversava com ninguém, e quando engravidou a dúvida acerca de ter responsabilidade sobre outro ser humano lhe atingiu em cheio, mas claro que ela seria uma excelente mãe, bastava olhar ao seu redor e ver os jovens do lar, todos carinhosamente bem tratados e com esperança no olhar.
O final todo arrumado nos dá uma ótima sensação, daquela de que podemos ir adiante mesmo que tenhamos medo do que virá.

"Short Term 12" como já dito é um longa sincero, e revela uma grande atriz, Brie Larson, que deu alma para uma linda personagem, entre suas peculiaridades, explosões de choro, olhares preocupados, e uma doçura como poucas.
É filme para se recomendar, com certeza um dos melhores do cinema independente Norte-americano.

"Short Term 12" nos faz lembrar de olhar para o outro com mais carinho e entender que existe um mundo diferente em cada ser humano. É uma ótima opção para renovarmos nossa esperança na humanidade. A postagem original se encontra em meu blog.

4 comentários: