terça-feira, 15 de abril de 2014

Resenha: "Extraordinário", R. J. Palacio

   Olá pessoal, tudo bem? Como passaram a semana?
   Primeiramente, quero agradecer os comentários no meu post anterior (se alguém ainda não leu, é só clicar aqui). Gostei muito da nossa primeira conversa.
   No post dessa semana, decidi fazer uma resenha. Por ser a primeira postada no Boteco de Blogueiros, tinha que ser de um livro muito especial. Depois de pensar por alguns instantes, percebi que o livro perfeito seria "Extraordinário" da autora R. J. Palacio.
   Importante: já resenhei esse livro em meu blog, resolvi reescrevê-la para postar aqui, portanto, não é a mesma. Pretendo postar resenhas inéditas no Boteco de Blogueiros, além de refazer resenhas de livros já resenhados no Pétalas de Liberdade.
Resenha, livro, Extraordinário, R. J. Palacio, o universo cuida de todos os seus pássaros
   "Extraordinário" conta a história de August Pullman, ou Auggie para os íntimos. Ele é um garoto de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética rara. Por causa dessa síndrome, Auggie precisou passar por várias cirurgias e ficou muito tempo no hospital, o que o impossibilitou de frequentar a escola.
   Aos 10 anos, com a saúde em melhores condições, os pais de Auggie decidem matriculá-lo em um colégio. Se ser um aluno novo já é complicado, para o garoto é ainda mais difícil; afinal, a síndrome e as diversas cirurgias acabaram deixando sequelas, Auggie tem uma aparência incomum. Na escola ele precisa enfrentar a estranheza que sua aparência provoca, a rejeição e o bullying, e mostrar o quanto ele é tão capaz quanto as outras crianças.
   Auggie poderia ser um garoto triste, se colocar como vítima das circunstâncias, mas ele é exatamente o contrário. É um garoto como outro qualquer, e todos que vencem o preconceito e se aproximam dele conseguem perceber o quanto ele é corajoso, bom, inteligente, bem humorado, gentil... extraordinário!
   O livro é contado não só do ponto de vista de Auggie, mas também  do ponto de vista de outros personagens: a irmã Via (que precisou aprender a se virar sozinha desde muito cedo, já que Auggie precisava de muita atenção dos pais), alguns amigos dela e colegas do garoto na escola. Isso faz com que enxerguemos melhor o impacto (positivo e transformador) que essa criança diferente causa na vida das outras pessoas.
   "Extraordinário" é um livro que faz jus ao nome, com uma linguagem fácil de ser compreendida e uma mensagem belíssima é super recomendado para todas as idades. Uma ótima dica para quem quer começar a ler; impossível não se comover e se encantar pela história de August Pullman.

   Alguns trechos:
   "A questão é que, quando eu era pequeno, nunca me incomodava em conhecer outras crianças porque todas elas também eram pequenas. O legal de crianças pequenas é que elas não dizem coisas para tentar magoar você e, mesmo que às vezes façam isso, não sabem o que estão falando. Quando elas crescem, por outro lado... sabem muito bem o que estão dizendo." (página 27)
   "Quem diria que o fato de eu me sentar com o August Pullman no almoço teria tanta repercussão? As pessoas agem como se essa fosse a coisa mais esquisita do mundo. É estranho como as crianças podem ser estranhas.(...)
   Então simplesmente fui até lá e me sentei. Nada de mais. Queria que as pessoas parassem de tentar fazer parecer grande coisa.
   Ele é só um garoto. O garoto mais estranho que já vi, é verdade. Mas só um garoto." (página 127)
   "não, não é tudo um acaso. se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. e o universo não faz isso. ele cuida das suas criações mais frágeis de formas que não vemos. como com pais que amam cegamente. e uma irmã mais velha que se sente culpada por ser humana com relação a você. e um garotinho de voz grave que perdeu os amigos por sua causa. e até uma garota de cabelo rosa que carrega sua foto na carteira. talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. o universo cuida de todos os seus pássaros."

   A editora Intrínseca publicou "Extraordinário" no Brasil, recentemente saiu uma segunda edição com a capa azul; a editora fez um bom trabalho na diagramação: o tamanho das letras e das margens é bom e as folhas são amareladas.
   Detalhes: ISBN: 9788580573015, 320 páginas, página do livro no Skoob. Onde comprar online: Saraiva (R$15,90), Submarino (R$14,90), o livro é barato e vale muito a pena. Quem quiser saber mais sobre o livro, personagens ou sobre a autora, é só visitar o site: www.intrinseca.com.br/extraordinario.
   Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Alguém já leu esse livro?
   Até semana que vem!
   Maria (blog, Twitter, fanpage, G+, Skoob, Instagram).


4 comentários:

  1. Faz tempo que li a sinopse e comentários sobre esse livro, me interessei bastante, ainda vou comprá-lo e lê-lo. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou suspeito para falar das tuas resenhas.
    Sou fã.

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari, boa tarde! Eu ainda não li, mas as tuas resenhas são tão bem elaboradas que difícil é não se interessar. Esse é mais um que vai para a minha listinha, e olha que não são poucos, oque é pouco mesmo é o tempo.
    Beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir