quarta-feira, 30 de abril de 2014

Memórias De Minhas Putas Tristes (Memoria De Mis Putas Tristes) 2011 - México

Baseado no livro homônimo de Gabriel García Márquez, o filme conseguiu captar a essência de sua escrita tão genial. O que é uma grande responsabilidade, pois falar de tal assunto sem ser polêmico é algo que está apenas nas mãos desse escritor que foge de qualquer padrão criado. El Sábio é um senhor prestes a completar noventa anos. De presente, a única coisa que ele deseja é uma mulher virgem. Depois de passar a vida inteira praticamente em bordéis, só indo para cama com mulheres que pagou, El Sábio resolveu tentar algo novo. O que era para ser apenas um presente e a primeira vez dela, se transforma na primeira vez dele: a primeira vez com o amor. Ouvimos muito dizer que para o amor não existe idade, e como disse El Sabio, deveríamos contar nossa idade pelos anos que ainda gostaríamos de viver. A mentalidade da pessoa conta muito para que isso aconteça.

El Sabio desde pequeno frequentou o mesmo bordel, perdeu muito cedo a sua inocência e desde então só se relacionou com as mulheres pagando, nunca casou, nunca conheceu o amor e nunca tinha se despertado e pensado se realmente queria que isso acontecesse. Vemos um senhor muito inteligente, galante e egoísta, pois até de sua "empregada" usou e abusou, esta que revelou ser apaixonada por ele. Quando pede a menina virgem para a velha dona do bordel, apenas deseja ter seu presente, mas simbolicamente este pedido faz muito sentido a ele, porque a pureza já era algo esquecido e praticamente nunca a conheceu, a menina era a personificação daquela ingenuidade, da qual as mulheres do prostíbulo não podiam dar. A garota aceitou se entregar ao homem, pois ganhava muito pouco numa fábrica pregando botões. El Sabio jornalista a quase um século, de repente começa a publicar em sua coluna cartas de amor, dirigidas a garota que carinhosamente chamava de "Delgadina". Entre encontros mal sucedidos, eis que ela acaba por se apaixonar pelo homem de 90 anos, e ele por sua vez, via na inocência dela sua descoberta para o amor.

O personagem El Sabio foi construído de forma muito bem feita pelo ator Emilio Echevarría, porque do contrário poderia simplesmente passar uma imagem de um velho safado atrás de uma menina que nem desabrochou ainda. Muito nostálgico, somos levados a diversos flashbacks dos quais mostram as suas idas ao bordel, e o como as mulheres gostavam dele, algumas nem queria que pagasse, mas ele nunca permitia isso. Vemos também um pouco da sua infância e a relação com sua mãe, e o como seus olhinhos exprimiam muito amor, sua mãe desejava que ele se casasse, mas isso não aconteceu, até teve uma tentativa, que quase resultou na sua morte. Assim se deu a sua vida inteira, até que Delgadina mudou algo dentro dele. Pela primeira vez El Sabio faria sexo com amor, ele não poderia morrer sem o fazê-lo.
O filme é recheado de citações maravilhosas, como: "O sexo é o consolo para aquele que ainda não conheceu o amor", a pura verdade, já que quando nos envolvemos com alguém, um simples olhar, um toque, nos preenche. Quando estamos solitários e sem amar, o sexo é um meio de preenchimento, mas sempre acaba faltando alguma coisa, e o velho Sabio percebeu isso e nos mostra que nunca é tarde para amar e que idade não é empecilho. O amor é muito mais, ele abrange algo que está fora do nosso alcance.

Um ponto interessante em alguns momentos do filme é quando retrata a ideia de que o idoso não serve mais para nada, muito menos para a sociedade. Isso se dá quando ele ganha um gato já velho, e quando lhe dizem que por estar velho é melhor que sacrifiquem o animal, ele se dói, pois sua condição não é muito diferente. Então a solução de quando se está velho é simplesmente descartar, jogar fora, ou morrer de uma vez?
E é numa relação um tanto quanto pitoresca, que mostra que para começar, basta querer e estar vivo. O resto são apenas detalhes.
"Memórias de Minhas Putas Tristes" tem um clima saudosista, não chega emocionar, e é até de se estranhar, mas conforme desenrola entendemos aonde a história quer chegar. Para quem leu o livro é uma boa recomendação, o filme dá o tom exato, mas nem chega perto do sentimento que o livro causa. No mais é uma boa adaptação. 

Não há adjetivos que classifiquem Gabriel García Márquez, mas com certeza ele foi um dos últimos escritores a merecer a alcunha de "Grande". Deixo a dica (em homenagem) do filme que é uma bela adaptação e da qual consegue abranger um pouco do universo literário de "Gabo". "Memórias de Minhas Putas Tristes" foi seu último romance escrito. O post original se encontra aqui.

3 comentários:

  1. Ainda não vi esse filme nem li o livro; só por se tratar de Gabriel García Márquez já mereceu minha atenção, um escritor sem medo de polêmicas. A história me pareceu ter muitos pontos interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Eu também não vi.
    Faço minhas palavras, as da Maria.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler os livros dele, mas ainda não tive a oportunidade.

    O POETA E A MADRUGADA
    opoetaeamadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir