domingo, 13 de abril de 2014

A mudança está dentro de nós, de Beatriz Paulistana

O Boteco de Blogueiros tem a honra de apresentar, como primeira convidada, a  autora do blogue Pequenos Grande Pensantes, Beatriz Paulista.
Ela deu uma grande força para a montagem do layout deste blogue.
Olá!
Bom dia, Boa tarde, Boa noite!!!
Hoje venho participar com muito carinho e alegria neste blog que já é um grande sucesso, pois possui um grupo de pessoas especiais e talentosas. Fiquei muito feliz com o convite feito pelo amigo Claudio Chamun. Pensei e repensei sobre o que escrever, visto que meu blog está direcionado na grande maioria dos posts para a Educação Infantil, área a qual atuo como professora e amo. Então, verificando alguns dos textos que quando me inspira escrevo e posto, optei por dar uma reformulada em um que fiz em outubro/2012, o título...bem vamos conferir como ficou logo abaixo: 

                                                        A mudança está dentro de nós
Falamos e criticamos nossa educação no Brasil. Convém sempre colocarmos a culpa do fracasso escolar nas outras pessoas, vale a pena ressaltar que houve realmente uma grande mudança nas formas pedagógicas de se educar uma criança brasileira. Mães passaram a trabalhar fora com uma carga horária exorbitante, novos estilos de famílias estão sendo constituídos, os valores estão mudando e aqueles valores sociais da minha época e talvez da sua época já não são mais tão levados a sério. Surge então uma nova era educacional.  Mas sabemos que existem sim, famílias em que as mães trabalham fora o dia todo e mesmo assim, são super mães e conseguem educar seus filhos, orientando-os e auxiliando-os nas atividades escolares e demais assuntos. Nem todos os pais estão a trabalhar fora, será que o ficar em casa para cuidar dos filhos é o suficiente? Costumo dizer que estar presente na vida dos filhos, não significa estar junto de corpo 24 horas por dia, dando tudo o que pedem e querem, e sim estar com os filhos de corpo e alma, conversando, dialogando, observando, brincando, reprimindo quando necessário e dizendo NÃO, sim, pois quem ama educa ...e quanto a nós educadores, devemos parar e pensar a melhor forma de desenvolvermos a aprendizagem com nossos pequenos grandes pensantes, utilizando métodos que estejam ao nosso alcance, planejando, diversificando, enfim nos virarmos e sermos criativos sem ficarmos de braços cruzados a espera de uma verba que sempre é prometida mas sempre esquecida. Sem ficarmos nos lamentando por um salário que poderia ser melhor e não é, por trabalharmos tanto e não termos tempo em casa...ora, o tempo quem faz somos nós, questão de dinheiro quanto mais melhor..., então se ficarmos nessa "lenga, lenga" jamais seremos um país em que a educação seja vista como prioridade e tratada como tal.  Nesse novo tempo que se mistura com grandes descobertas tecnológicas,  novas crianças estão surgindo com um nível de conhecimento diferenciado, superior aos alunos de alguns anos atrás. Então neste momento de leitura reflita sobre suas dinâmicas na sala de aula, pense sobre seu desenvolvimento diário com seus alunos, no prazo que tens para preparar suas aulas, o que pode ser mudado para melhorar seu dia de serviço e levar para seus alunos conteúdos agradáveis e de forma leve. Pois a mudança na educação brasileira está dentro de cada um de nós. Não deixe que os problemas da sociedade, os problemas familiares de seus alunos interfiram na aprendizagem dos pequenos grandes pensantes. Nossos pequenos são apenas crianças a procura de amor e compreensão. Passando a ter gosto e carinho pela escola desde pequenos quem sabe na adolescência estarão prontos e maduros o suficiente para continuarem a estudar com gosto e disposição?
Vale a pena tentar e fazer nossa parte com muito AMOR, CARINHO E RESPONSABILIDADE!

Quer ser nosso convidado? Veja como clicando ==> Aqui!

16 comentários:

  1. Adorei te ler novamente e esse tema é importantíssimo.Passas uma bela lição! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com a Chica. O texto da Bia é muito rico e coerente.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Edificante.
    Gostei do Boteco de Blogueiros, já estou seguindo.
    Parabéns a equipe.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto!!! O professor que realmente pensa em suas praticas educativas e se envolve efetivamente com a educacao, realmente, merece aplausos!!
    Parabens!!!
    Releve a falta de acentos e cedilhas.

    ResponderExcluir
  5. Em qualquer profissão sempre vale a pena fazer nossa parte.
    Falei que vinha, e vim Bia.
    Parabéns pelo blog Claudio! Já estou seguindo.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Claudio

    Parabéns pelo blog e por ter escolhido a Beatriz, para essa entrevista.

    Gosto demais dela, como pessoa, e sua inteligência é demais, pois escreve muito bem.

    beijo

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com tudo que você escreveu querida, realmente temos que fazer a nossa parte. É bom demais ver tudo o que você posta. Sua criatividade é muito linda parabéns. Beijinhos querida.

    ResponderExcluir

  8. Seu blog ficou lindo, a Bia tb ajudou no meu
    e ele escreve muito bem
    com seriedade e com amor
    otima parceria

    Zizi

    ResponderExcluir
  9. Bia, você é simplesmente perfeita!!! Parabéns pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei!!!! Maravilhoso texto!!!
    Ótima semana a tds!
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  11. Obrigada a todas as amigas e todos os amigos que vieram conhecer esse novo blog, que promete ser um grande sucesso!
    Obrigada de ♡ pelos elogios♡
    Tenham todos uma semana mega abençoada! ♡
    Bjokas da Bia! ♡

    ResponderExcluir
  12. Amiga Bia!!! Amei o texto! Você sempre 10!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Claudio e Bia!
    Claudio, o comentário que deixei em seu outro blogue, nada tem a ver com esse boteco aqui, heim? (rs*) Eu agora que o estou conhecendo!
    Bia, seu texto é bastante pertinente! Quantas vezes encontramos pais metódicas que exigem tanto dos filhos que a criança acaba por ficar insegura. No entanto, pais que dão devida atenção, respeitando os limites das crianças, conseguem além de incutir a responsabilidade pelo estudo, incentivam a descoberta de novos caminhos e consequente crescimento psicológico.
    A parceria na educação se faz necessaria! Mas com tantas obrigações fora da escola e com pais super ocupados, não vejo necessidade de tantos deveres de casa. Acho que o horário reservado ao estudo deveria ser na escola e o tempo livre da criança deveria ser preenchido por outros assuntos de interesse da família.
    Vida longa ao bloguinho!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  14. A Luma tem toda razão,
    A parceria na educação é muito necessária, mas podem diminuir as tarefas de fora da escola.

    ResponderExcluir
  15. Um ótimo texto e que fica como uma reflexão para todos nós.
    Grande abraço.

    O POETA E A MADRUGADA
    opoetaeamadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Bia!
    Seu texto é ótimo e se presta a muitas interações. Também acho que o tema de casa não é uma boa, pois acaba sempre caindo nas costas dos pais que, hoje mais do que ontem, vivem ocupados e preocupados em ganhar a vida. O horário destinado aos estudos deve ser feito na escola, é lá que estão os especialistas. Em casa a relação é outra e a criança deve estar livre para aproveitar o tempo disponível com os pais. Está mais do que na hora de rever e mudar essa dinâmica. Na escola onde meus netos estudam, não tem tema de casa. E nunca fez e não faz falta nenhuma.
    Bjs
    Marli
    Blog da Marli

    ResponderExcluir