domingo, 10 de agosto de 2014

Fazendo arte, de Tay Soares

Nossa convidada desde domingo é a dona do Blogue Tay com Arte. De Além Paraíba, uma cidade mineira, Taymara Teixeira Soares, a Tay, 22 anos, quebra os paradigmas de que nos dias de hoje uma menina tão jovem saiba bordar. Além de saber, ela ama o que faz e adora ver a reação das pessoas ao saberem que ele faz bordados. Tay é caseira, viciada em internet e gosta de anime e ama comer. Adotou um estilo peculiar com cabelos vermelhos e alargador. 
Fazendo arte

Devido a minha vontade mostrar para as pessoas o artesanato que faço, eu criei o blog, pois acabava vendendo e ficava chato quando queria mostrar o que já fiz sem tê-los em mãos.
Comecei, desde novinha, aprender vários tipos de bordados quando minha mãe me colocou em uma aula de bordado. Eu era a mascotinha da turma kkk com uns 8 a 10 anos, não lembro.
Aprendi primeiro o ponto de fita. Como o próprio nome diz, usa-se fitas, um trabalho muito lindo. Depois fui evoluindo para o Vagonite, que usa a linha. Ele é mais geométrico e não tem avesso. É um dos trabalhos mais simples e rápidos de se aprender.
Com a idade que eu tinha comecei a aprender Ponto Cruz, mas eu acabava fazendo o avesso todo errado, e pode ter certeza, que qualquer pessoa que tenha algum conhecimento sobre bordado vai querer olhar seu avesso pra saber se você sabe ou não fazer kkkk. Então, deixei de lado e fui aprender o Ponto Russo. Neste, você tem que riscar o tecido e depois pegar um bastidor e prender o tecido nele. Usa-se uma agulha mágica (nome da agulha kk). Tenho minha teoria sobre esse bordado, que é para aliviar sua raiva kk, porque no Ponto Russo você vai fazendo movimentos espetando o tecido. Aí conforme sua raiva, você vai trabalhando mais rápido kkkk. Claro que você não vai fazer de qualquer jeito, é só uma brincadeira ^^. 
Depois de um tempo, deixei o bordado de lado, mas como não tenho um trabalho fixo ainda, acabei voltando a bordar há uns alguns anos (4 :P), e vou fazendo e vendendo eles. Eu me interessei por Ponto Cruz novamente e Hardanger. O Ponto Cruz eu reaprendi com o conhecimento que eu já tinha e alguns vídeos no youtube que eu achei para meu avesso ficar perfeito e jogar na cara das recalcadas kkk. Uma boa opção, para quem quer aprender a bordar e não tem alguém por perto que saiba, eu indico para vocês o canal do Wagner Reis.  Lá tem ponto cruz para iniciantes e é bem fácil de aprender.
O Hardanger, aprendi com uma senhora que conheci na natação. Ela me levou de volta para as aulas de bordado, e frequento até hoje porque gosto de estar lá. Esta técnica é uma evolução do ponto reto, só que com o diferencial de que ele é cortado em diversas partes. É uma técnica que exige muita atenção, se não, você pode acabar cortando alguma coisa a mais e danificando seu bordado. Posso dizer que o artesanato tem seus níveis de dificuldade, com o Vagonite sendo o nível easy  e o Hardanger o hard. Claro que tem outros tipos de bordados, mas ainda não aprendi. Quem sabe um dia...
Vou mostrar para vocês fotos dos trabalhos que citei ai em cima. E quem gostar, estou fazendo para vender também chaveiros e marcadores de livros bordados *-*.
Minhas páginas no face são Tay com Arte e Yuka Store.
Que se interessar pode seguir o blog e curtir as páginas. 





Quer ser nosso convidado? Veja como clicando ==> Aqui!

3 comentários:

  1. Adorei conhecê-la Tay Soares, seu trabalho é maravilhoso!
    Conheço sua cidade e já passei até carnaval por aí, gostei muito das pessoas que conheci.
    Você é muito jovem e criativa, nunca deixe de praticar a arte que nasceu com o Dom para ela!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? que maximo Elyane :DDDD, o carnaval daqui era um dos melhores, agora com essa prefeitura que tem, ficou bem xoxo u__u

      enquanto eu puder, estarei bordando, obrigada :DDD

      ;*

      Excluir
  2. Amei o post de hoje, muito bacana saber mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir