sábado, 2 de agosto de 2014

Indignação total

Este fato, publicado em meu blogue em 2012, aconteceu entre outubro e novembro daquele ano. A minha indignação foi tão grande que eu nem sabia como começar o texto. Eu fui escrevendo e deu nisto...
Minha esposa tem um amigo muito querido, o Valtinho que, com seu carisma, conquistou também a minha amizade.  Ele é engraçado, muito divertido e percebe-se facilmente que tem um grande coração, mas na cabeça de alguns estultos¹ ele tem um defeito: É gay.
O fato é que, ele gay assumido, é muito feliz e seus verdadeiros amigos não estão nem aí para sua orientação sexual, pois seu caráter e companheirismo são maiores do que os de muitos héteros.
E depois, para se assumir em uma sociedade estereotipada como a nossa é preciso ser muito macho como ele foi.
Entretanto, o que eu quero realmente publicar é o fato execrável que aconteceu com este rapaz.
Valtinho foi impossibilitado de usar o banheiro em um bar frequentado por gays, inclusive por ele com certa regularidade, só porque estava com um corte de cabelo “muy macho”, não trajava roupinhas coladas e não estava rebolando. Ao reclamar da discriminação foi agredido e ultrajado pelos “brilhantes e competentes” funcionários do local.
Portanto eu pergunto: Um local que acolhe pessoas que sofrem preconceitos todos os dias, não deveria ser o primeiro a estar livre deste mal? Se eu tivesse acompanhando meu amigo em um chopinho final de expediente eu seria discriminado por vestir roupa social e não ser homossexual?
Eu penso que os estabelecimentos não são construídos para gays. Eles que simpatizam com o local e o adotam. Então, como é bom ganhar dinheiro: “Sempre amei os gays”.
Na polícia, onde ele foi prestar queixa, foi desencorajado a fazer o registro sob a alegação que estes casos não dão em nada.  Ai surge uma nova pergunta: De que adianta as leis se as autoridades não cumprem sua função?
Voltando a infeliz agressão ao meu amigo, não consigo imaginar o que passa na cabeça destes boçais. Para eles um gay é integrante de circo? A pessoa por ter orientação sexual diferente precisa andar com plumas e paetês? Um gay não pode se vestir e usar um corte de cabelo a seu gosto como qualquer pessoa?
Quem estes filhos de prostitutas pensam que são? O ser humano é livre para fazer o que quiser e ir onde quiser desde que não prejudique outras pessoas. E os gays não prejudicam ninguém. Eles só querem seguir a vida.
Claro que tem gay bandido, mas é bandido porque é um ser humano e não por causa da orientação sexual. Os presídios estão cheios de machões. Então por que esta raiva toda que faz um cretino agredir uma pessoa só porque ela pensa diferente? Será inveja? Será que o agressor tem tendência a homossexualidade e não tem a coragem que outros tiveram para assumir? Que esta pessoa pegue um relho e se penitencie com o autoflagelo em vez de encher o saco de quem está quieto.
Eu sempre me lembro do filme Philadelfia onde um gay portador do vírus HIV lutou a favor do seu direito de trabalhar. Muitos acharam o máximo e choraram. Porém, na vida real muita gente se defende atrás do: “Eu fiz tudo que podia” ou “Eu não podia fazer nada”.  
A grande bosta de tudo isto é que a maioria das pessoas se sensibiliza e acha errado discriminar, mas poucos fazem alguma coisa. Medo? Preguiça? Falta de interesse? Sei lá!
Valtinho ainda é negro e de origem humilde. Logo ele tem todas as características que dificultam a vida de uma pessoa em uma sociedade hipócrita e preconceituosa. No entanto, ele vai vencendo todas as batalhas a cada dia. Ele se formou, trabalha, produziu um média metragem², e vai levando a vida como todo ser humano. E seu lema é “energia positiva sempre”.
É dele que eu plagio a seguinte frase: “Viva a humildade, um dia levaremos mensagens de otimismos para os que agridem as minorias. Orgulho de quem somos e de quem nos criou.”
Força Valtinho, estamos juntos.

1 - Estultos: Característica de quem não possui discernimento; falta de bom senso;
1 - Média metragem Quero ser Beyoncé. Clique no título para ver o filme.

2 comentários:

  1. Um absurdo.
    Isto é regredir 300 anos.

    ResponderExcluir
  2. Ridículo mesmo!
    Sociedade hipócrita !
    Detesto discriminações ou exclusões!
    Bjus,amigo
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir