Olá, como passaram a semana? Para o post de hoje, vou falar sobre um romance: "Um gesto de amor", escrito pelo alagoano Tony Ferr e publicado pela editora Selo Jovem.
" (...) saibam que não é sobre um amor que esta história contará e, sim, sobre o amor" (página 7)
O livro conta a história de Liza, uma jornalista que vivia em Curitiba. A vida de Liza era dedicada a Bruno, seu filho de quatro anos. Ele era a pessoa a quem ela mais amava.
"Para algumas pessoas há várias razões de viver, de existir; mas para outras existe apenas uma." (página 7)
Em sua primeira semana na escola, Bruno conhece André, seu professor. A amizade entre eles surge rapidamente, Bruno vê em André o pai que ele não tem, e André gosta muito do garoto.
André gosta também de Liza, ele se apaixona pela mãe do garoto, que também começa a nutrir um sentimento por ele. Liza não tinha planos de um relacionamento amoroso, seu pensamento era todo voltado para o filho, mas André faz seu coração voltar a bater mais forte. E o fato de ele gostar de Bruno somava muitos pontos a seu favor.
Fernando, colega de trabalho de Liza, percebeu a aproximação de Liza e André e não gostou nem um pouco. Ele sempre foi interessado em Liza e tentava conquistá-la fazia tempo. Ela nunca lhe dera chance e sempre o vira como um amigo de longa data. Ao ver que ela parecia estar interessada em outro homem, para se vingar, Fernando inventou um boato sobre ela e André. Um boato que deixou Liza extremamente magoada.
"Mas o que a verdadeira Liza não conseguia entender era qual das duas partes devia aceitar, porque, na verdade, era difícil escolher. E teria que decidir logo, porque, senão ia ser tarde. Ela teria que escolher qual homem devia amar." (página 59)
Mas como sofrimento pouco é bobagem para nossa protagonista, Tony Ferr faz com que ela (e o leitor) sofra ainda mais. E, no fim, um gesto de amor de um dos personagens se torna inesquecível.
Esse é o primeiro livro do autor, e a minha impressão era de estar lendo algo escrito por alguém muito mais experiente. Tony Ferr tem uma escrita madura, e isso me agradou muito. Ele foi sábio na escolha das palavras, de forma que a história tivesse veracidade. Liza, André e Bruno desenvolveram uma relação forte em pouco tempo, e o autor soube usar as palavras certas para que a história não ficasse fantasiosa, exagerada ou extremamente doce. Os personagens tem sentimentos reais e agem de forma humana.
Para quem procura um romance nacional tão bom quando qualquer romance internacional, "Um gesto de amor" é uma indicação perfeita. O final do livro me deixou com um nó na garganta, leitores menos durões certamente se debulharão em lágrimas.
A capa do livro foi o que me conquistou primeiro. Eu nem sabia do que se tratava a história, só sabia que queria ler. As páginas do livro são brancas; as margens, a letra e o espaçamento tem um tamanho bom e a história é dividida em capítulos.
"Não temos o poder de impedir os passos de ninguém." (página 117)
Detalhes: 140 páginas, ISBN: 978-85-66701-16-6, Skoob. Onde comprar online: site da editora, Cultura (físico), Amazon, Cultura (ebook). Leia o primeiro capítulo e outros contos do autor no Wattpad. Redes sociais: curta a fanpage do livro e do autor, Twitter, blog.
Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Quem aí já leu ou conhecia "Um gesto de amor"?
* Clique e participe dos sorteios: 2 kits do livro "A Lenda", 1 kit do livro "Louca por você" e trilogia "A Seleção".
Até semana que vem!
Boa dica!!! Achei interessante!!!
ResponderExcluirAbraços
Alê
http://nossoconfessionariopublico.blogspot.com.br/
Gostei muito da resenha!!
ResponderExcluirAbraços e boa semana!
OI AMIGO
ResponderExcluirJá gostei do livro.Amo romance. Uma noite de quinta feira bem feliz. Sonhe com aquilo que você quer ser...
porque você possui apenas uma vida...
e nela só se tem uma chance...
de fazer aquilo que quer...
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce...
Dificuldades para fazê-la forte...
Tristeza para fazê-la humana...
E esperança suficiente para fazê-la feliz...
Clarice Lispector
Um abraço
Ana
Pela resenha o livro parece muito bom!
ResponderExcluirEu também tenho uma razão para viver e concordo com a leitora acima Brisa, quando diz que só temos uma chance, diria até que algumas chances, mas muitas vezes não percebemos.
Boa dica!
bjus e bom final de semana!
http://www.elianedelacerda.com