"A Culpa é das Estrelas" é narrado pela personagem principal Hazel Grace, uma jovem de 16 anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, aos 13 anos ela foi diagnosticada com câncer de tireoide e desde então sua vida mudou bastante.
Por orientação médica e certa pressão da mãe que achava que a garota precisava se socializar mais, Hazel começou a frequentar um Grupo de Apoio para crianças e adolescentes com câncer. Foi lá que ela conheceu Augustus Waters, amigo de um dos frequentadores do Grupo de Apoio, o Isaac. Augustus, ou simplesmente Gus, era um jovem de 17 anos, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma.
O encontro com Augustus muda a vida de Hazel para melhor; juntos eles vivem uma bonita história de amizade, companheirismo e amor no "pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas". Não posso deixar de citar "Uma aflição imperial", o livro preferido de Hazel, por causa desse livro (que só existe em "A Culpa é das Estrelas") ela e Gus vivem alguns dos melhores dias de suas jovens vidas.
Em cada página encontrei um pouco dos sentimentos de uma paciente com câncer e dos pais de uma garota doente; um pouco das alegrias, medos e sonhos de uma adolescente que vive (dentro de suas particularidades) as mesmas coisas que a maioria das garotas do mundo...
"Alguns infinitos são maiores que outros..."
Está escrito na capa: "você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais"; na sinopse: "inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar." Acho que isso descreve bem o que é esse livro: eu ri (desde aquele riso bobo que escapa pelo canto da boca até àquela gargalhada), quase chorei duas vezes (mas a vontade de continuar lendo não me deixou parar pra chorar), fiquei impactada com algumas palavras e situações e no final eu queria ter mais páginas para ler.
Este ano, o livro foi adaptado para o cinema, eu vi o filme e gostei da adaptação. Sei que algumas pessoas tem preconceito com livros que estão em alta em um certo momento, eu acho isso uma grande bobagem. Para dizer que um livro é bom ou não, você tem que lê-lo de cabeça e coração abertos. É só um livro, é só uma história, que pode te fazer rir e chorar, ou não. Para cada leitor, a experiência é uma. A recordação é uma.
"A culpa é das estrelas" ganhou um lugar na minha lista de livros marcantes. Muito mais do que a história triste que eu esperava, encontrei uma história encantadora.
Detalhes: site, ISBN: 9788580572261, 288 páginas, Skoob. Onde comprar online: Americanas, Submarino.
Por hoje é só. Espero que tenham gostado da resenha. Alguém aí já leu o livro ou viu o filme?
Até semana que vem!
E a culpa? Das estrelas? É sempre!
ResponderExcluirUm forte abraço!
Hoje estou passando somente para matar as saudades,
ResponderExcluire marcar minha presença.
Sem duvidas levo no coração sua postagem.
Só assim valerá a pena minha presença aqui.
Um feliz continuar de semana .
Beijos..Evanir.