terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Melhores leituras de 2014

   Olá, como estão? Já que o ano está quase acabando, venho contar quais foram os livros que mais gostei de ler em 2014, que tiveram as histórias mais envolventes e que me conquistaram. Sou uma leitora exigente: dos 45 livros que li em 2014 (até agora), apenas 4 ganharam 5 estrelas no Skoob, e só 2 se tornaram meus favoritos. Os demais, receberam 3 ou 4 estrelas.
   Abaixo, listo quais foram meus preferidos:

4° - Cadê Você, Bernadette?
Autora: Maria Semple
ISBN: 9788535922936
Ano: 2013
Páginas: 376
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Média das notas no Skoob: 4.0/5
Minha nota: 5

Sinopse: Bernadette Fox é notável. Aos olhos de seu marido, guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, ela se torna mais maníaca a cada dia; para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto; os especialistas em design ainda a consideram uma gênia da arquitetura sustentável, e Bee, sua filha de quinze anos, acha que tem a melhor mãe do mundo. Até que Bernadette desaparece do mapa. Tudo começa quando Bee mostra seu boletim (impecável) e reivindica a prometida recompensa: uma viagem de família à Antártida. Mas Bernadette tem tal ojeriza a Seattle - e às pessoas em geral - que evita ao máximo sair de casa, e contratou uma assistente virtual na Índia para realizar suas tarefas mais básicas. Uma viagem ao extremo sul do planeta é uma perspectiva um tanto problemática. Para encontrar sua mãe, Bee compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas, buscando entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo de seu desaparecimento. Maria Semple revela, em seu segundo romance, a influência de grandes escritores contemporâneos como Jonathan Franzen e Jeffrey Eugenides, ao mesmo tempo que se afirma como uma voz original, marcada pelo melhor humor das séries de TV norte-americanas. Sem sentimentalismos, mas com muita empatia, Cadê você, Bernadette? trata do amor incondicional de uma filha por sua mãe imperfeita.

   Cadê Você, Bernadette? me conquistou por ser uma história que mostra as várias faces de uma mesma pessoa, de forma surpreendente. Nem sempre conhecemos totalmente as pessoas que mais amamos. É uma história divertida e emocionante sobre família.


3° - O Visconde Que Me Amava
Autora: Julia Quinn
ISBN: 9788580411973
Ano: 2013
Páginas: 304
Editora: Arqueiro
Skoob
Média das notas no Skoob: 4.5/5
Minha nota: 5

Sinopse: A temporada de bailes e festas de 1814 acaba de começar em Londres. Como de costume, as mães ambiciosas já estão ávidas por encontrar um marido adequado para suas filhas. Ao que tudo indica, o solteiro mais cobiçado do ano será Anthony Bridgerton, um visconde charmoso, elegante e muito rico que, contrariando as probabilidades, resolve dar um basta na rotina de libertino e arranjar uma noiva.
 Logo ele decide que Edwina Sheffield, a debutante mais linda da estação, é a candidata ideal. Mas, para levá-la ao altar, primeiro terá que convencer Kate, a irmã mais velha da jovem, de que merece se casar com ela.
 Não será uma tarefa fácil, porque Kate não acredita que ex-libertinos possam se transformar em bons maridos e não deixará Edwina cair nas garras dele.
 Enquanto faz de tudo para afastá-lo da irmã, Kate descobre que o visconde devasso é também um homem honesto e gentil. Ao mesmo tempo, Anthony começa a sonhar com ela, apesar de achá-la a criatura mais intrometida e irritante que já pisou nos salões de Londres. Aos poucos, os dois percebem que essa centelha de desejo pode ser mais do que uma simples atração.
 Considerada a Jane Austen contemporânea, Julia Quinn mantém, neste segundo livro da série Os Bridgertons, o senso de humor e a capacidade de despertar emoções que lhe permitem construir personagens carismáticos e histórias inesquecíveis.

    O segundo livro da série "Os Bridgertons" se tornou meu romance favorito. A história de Anthony e Kate é tão linda e divertida que seria impossível dar outra nota que não fosse 5.


2° - O Céu Está em Todo Lugar
Autora: Jandy Nelson
ISBN: 9788563219374
Ano: 2011
Páginas: 424
Editora: Novo Conceito
Skoob
Média das notas no Skoob: 4.2/5
Minha nota: 5 e virou favorito

Sinopse: Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...

   O Céu Está em Todo Lugar mostra uma garota descobrindo a vida e tentando seguir em frente após perder a pessoa em que se apoiava. A história de Lennie é intensa e me fez sentir como se estivesse ao lado da protagonista. Se tornou um dos meus livros favoritos.


1° - Olhe Nos Meus Olhos
Autor: John Elder Robison
ISBN: 9788576352815
Ano: 2008
Páginas: 255
Editora: Larousse
Skoob
Média das notas no Skoob: 4.1/5
Minha nota: 5 e virou favorito

Sinopse: Olhe nos meus olhos é a tocante e bem-humorada narrativa de alguém que cresceu com a Síndrome de Asperger numa época em que esse diagnóstico não existia. Desde criança, John Robison tinha dificuldades em relacionar-se com outras pessoas. Na adolescência, os problemas se agravaram e apenas aos 40 anos Robison foi diagnosticado, por um atento terapeuta: era portador de uma forma de autismo chamada síndrome de Asperger. Essa súbita compreensão transformou a maneira como Robison se via - e como via o mundo.

   A autobiografia de John Elder Robison é sincera, divertida e emocionante ao mesmo tempo. O Asperger fez com que ele sofresse muito, mas não o impediu de se tornar um homem brilhante e admirável. Uma leitura que recomendo a todos.


   Quatro livros diferentes, três escritos por mulheres e um escrito por um homem. Além de capas bonitas, quatro histórias que me marcaram. Detalhe: nenhum deles era meu, todos me foram emprestados.
   Essas foram as minhas melhores leituras de 2014. E as suas, quais foram?

   * Quem tiver conta no Skoob, me adiciona lá: www.skoob.com.br/usuario/250576-maria.

Até breve!
Maria (blogTwitterfanpage, G+Instagram)

2 comentários:

  1. Adoro listas de fim de ano. Eu me interessei por todos, mas o último me chamou a atenção, a síndrome de Asperger rende histórias incríveis, um dos melhores filmes que vi esse ano trata desse assunto.

    ResponderExcluir
  2. Vou confessar que sou pessima de leitura de livros. Falta de tempo mesmo!
    Mas adoro ler review, como se eu tivesse lido aquele livro.
    Gostei de todos!
    Bjus

    ResponderExcluir